[Resenha] O livro do Amanhã, de Cecelia Ahern

O meu primeiro livro da Cecelia. Surpreendentemente, não escolhi P.S. Eu te amo, porque, apesar de eu achar o filme bonitinho, eu tenho um receio de achar o livro meloso demais, como já me aconteceu várias vezes (no entanto, quem sabe em 2014? Haha!).

E eu tinha gostado bastante da sinopse, que contava sobre a vida de uma ex-menina rica, morando agora numa fazenda no meio do nada, sem coisa alguma para fazer, quando descobre um diário, no qual ela mesma sempre escreve o que acontece no dia seguinte – uma mágica inexplicável.

Tamara, esse é o nome da garota. Ela é o típico exemplo de garota mimada demais pelos pais, rica, que consegue tudo o quer na hora que quer. Só que tudo isso acaba quando seu pai se suicida por causa da situação financeira péssima em que sua família está – só que ninguém sabia disso, tirando ele próprio, então, após sua morte, Tamara e sua mãe, que estava numa espécie de choque pós-perda, têm que se mudar para longe da enorme mansão onde ela morava, indo morar junto com os tios.

E é aí que nós vemos a mudança que ocorre, aos poucos, não só na vida de Tamara, mas também em si mesma e nas pessoas que a cercam. Há uma aura muito forte de mistério ao redor de toda a propriedade dos seus tios e Tamara, entediada, sempre quer desvendar, o que ocasiona alguns problemas e muitas, muitas perguntas.

E toda essa mistura de YA com um suspense com algo mais sobrenatural deu, surpreendentemente, certo. Mesmo que eu me irritasse com a narração feita por Tamara às vezes, é impossível não sentir uma empatia por a menina que perdeu tudo do dia para a noite. Além disso, junto com ela, nós queremos saber o que irá acontecer, quais segredos seus parentes estão escondendo.

Algumas coisas não foram tão bem resolvidas ao final do livro, como o próprio “livro do amanhã”, mas os mistérios mais importantes foram muito bem fechadas, me surpreendendo, já que, na maioria das vezes, a história era tão estranha que eu simplesmente não conseguia dar um palpite (o que é um ponto positivo e negativo).

Mas uma coisa que eu tenho que comentar sobre a escrita é que ela me surpreendeu. Mesmo sendo narrado pela protagonista, que é uma menina mimada, dá pra ver que a menina é inteligente e, depois de tantos acontecimentos, ganhou uma sabedoria inesperada sobre as coisas da vida.

O livro do Amanhã possui uma aura meio mística que o próprio nome  já transmite e, mesmo que pareça simplesmente estranho algumas vezes, é uma bonita história sobre uma garota que poderia ser qualquer uma.

  
(Quatro estrelas)

Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2009 (original) - 2013 (Brasil)
Páginas: 320 (original) - 368 (Brasil)
Nome original: The Book of Tomorrow
Coleção: -

Um comentário:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.