[Resenha] Se Eu Ficar, da Gayle Forman


Um livro que tem música de pano de fundo, na maioria das vezes, já causa várias expectativas em mim, ainda mais um famoso como Se Eu Ficar. Quando eu comecei a ler, ainda não tinha visto a adaptação cinematográfica, o que foi bom, porque pude aproveitar a leitura sem me preocupar com as modificações feitas no cinema.

Mia é uma menina quase comum, com um namorado, amigos, uma enorme paixão por violoncelo e um família muito unida. No final de seu último ano no colégio, tudo o que Mia agora precisa fazer é esperar é pela carta de Julliard, dizendo se ela tinha passado na renomada escola, do outro lado do país e longe de sua família e de seu namorado, Adam, ou não. Mas como bem dizem, as coisas mudam num instante e, num dia de neve, sua família sofre um acidente na estrada, deixando a vida de Mia de cabeça para baixo.

A maneira como Se eu ficar é narrado é muito boa, intercalando o presente - Mia num plano paralelo a realidade presente - e o passado, nos ajudando a entender não só ela, mas conhecer melhor toda a sua vida, seu relacionamento com Adam e com seus pais e irmão. Talvez por ser narrado dessa forma é uma narrativa meio melancólica, pois praticamente cada momento fofo e bonito te faz lembrar da triste realidade em que a menina vive. É difícil se imaginar numa situação assim, e posso dizer que algumas lágrimas caíram durante a leitura, principalmente no momento "presente".

Eu acho meio complicado falar sobre esse livro, porque ele é bem sentimental mas não exagerado, e Mia é uma personagem que nós acabamos nos apegando. É fácil se identificar com ela, e em diversos momentos, principalmente nos diálogos, meu coração apertava, porque há vários personagens pelos quais nós sentimentos empatia, como os avós dela, que são literalmente uma das coisas mais fofas no livro.

A grande questão do "ficar" é algo constante no livro inteiro, mas há ainda espaço para vermos várias outras facetas da protagonista e dos coadjuvantes, com destaque para Adam e Kim, as duas pessoas mais próximas a ela tirando sua família. O seu relacionamento com Adam é uma das coisas mais lindas, e ao mesmo tempo, eu me pegava pensando que isso era simplesmente raro demais, porque na minha vida nunca aconteceu nada do gênero, hahaha...

Se eu ficar é um livro bonito, com personagens bem construídos e uma escrita que eu gostei bastante, portanto assim que possível eu quero ler Aonde ela foi, uma espécie de continuação da história, para passar um pouco mais tempo com os personagens e descobrirem, afinal, o que aconteceu a eles.

P.S.: Já vi a adaptação, agora, e posso dizer: ficou bem feita. O elenco estava ótimo e adorei a atuação da Chloe Moretz. Tomara que façam outra adaptação da continuação!


Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Nome original: If I Stay
Coleção: Se Eu Ficar, #1

0 viajantes:

Postar um comentário

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!