[Resenha] O Espião, de Clive Cussler e Justin Scott


Quando eu recebi O Espião para resenha, fiquei muito animada – afinal, eu amo essas coisas de agências secretas, espionagem, missões importantes que mudam o mundo e aventuras muito loucas. Eu estava com uma grande expectativa, relativamente...

Não posso dizer que fiquei decepcionada, ou que o livro é ruim. Ele é bem interessante, ainda mais por não se passar na nossa época, acaba ganhando um charme maior. No entanto, foi difícil me identificar com os personagens, porque eram vários ao longo da história. Não vou mentir, algumas vezes tive que voltar as páginas para relembrar quem era o fulano. Isso foi uma coisa chata do livro, que acabou ficando mais descarada pelo fato de que eu o li devagar – logo, os nomes eram esquecidos.

A história se passa às vésperas da 1ª Guerra Mundial. Isaac Bell é um inteligente e belo agente da Agência Van Dorn – se não o melhor dela. Ele é daqueles caras que são, literamente, ninjas. Ele é muito inteligente, rápido, sabe lutar e ainda tem uma namorada linda. É quando ele recebe um caso que, aparentemente, nem caso é direito: um suposto suicídio de um projetista muito importante de canhões americano. Logo após essa morte, várias outras “estranhas” acontecem, motivando Bell a continua investigando, com a ajuda da filha do falecido, Dorothy Langner.

As coisas vão ficando cada vez mais complicadas para o lado de Bell, e logo ele nota que há muito mais em jogo do que o aparente suicídio. Há todo um esquema, muito bem bolado, para que um grande acontecimento ocorra.

Como eu já disse, eu gostei do livro. Apesar de ele ter bastantes descrições – o que pode ser meio chato, dependendo da forma como são feitas – ele consegue manter um ritmo aceitável e te deixar curiosa com o resultado das coisas. Confesso que não foi uma leitura “ai-meu-Deus-não-vou-nem-comer-para-ler”, mas é um bom livro, para quem tem a paciência para lê-lo (sim, eu achei que, apesar dos autores escreverem bem – e saberem do que estão falando – o livro tem uma narrativa que peca bastante. Não é animadora, sabe?).

O final é uma das melhores coisas dele, sem dúvida! Sabe quando você lê as últimas páginas voando, porque tem que saber o que vai acontecer com o protagonista, com aquele cara e com aquela menina? Esse livro dá essa guinada faltando umas cem páginas para o final. Isso, eu devo admitir, eu adorei, e foi o que me fez ficar com um gostinho de “eu até que gostei no livro”, que antes não tinha sentido.

Enfim, eu indico sim! Pode ter algumas partes mais lentas ou confusas, mas, num geral, o livro vale à pena... Isto é, se você estiver disposto a passar por longas descrições, incontáveis personagens e lugares.

(Três estrelas - 7,5)


Autor(a): Clive Cussler e Justin Scott
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010 - 2012 (Original - Brasil)
Páginas: 416 (Brasil) - 436 (Original)
Nome original: The Spy
Coleção: Isaac Bell

9 comentários:

  1. Gostei da resenha, e concordo que o final é empolgante. Mas não achei o livro cansativo e não tinha chegado a pensar nisso das descrições (talvez porque, normalmente, eu gosto de descrições, bem mais que diálogos, por exemplo). Na verdade, adorei o livro todo e mal posso esperar p/ ler O Reino!

    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog,meu amigo que recomendo,ai vir conferir e eu vou recomendar tb,e acompanha..me recomendaro esse site de rastreamento pois eu tava precisando de um rastreador http://rastreamentodecelular.net sera que é bom? rsrsrsrs abraços..parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog,meu amigo que recomendo,ai vir conferir e eu vou recomendar tb,e acompanha..me recomendaro esse site de rastreamento pois eu tava precisando de um rastreador http://rastreamentodecelular.net sera que é bom? rsrsrsrs abraços..parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro , mais gostei da historia
    gosto de livros com suspense !
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que historia maluca e cheia de suspense!

    ResponderExcluir
  6. Legal. Eu gosto também de histórias de espiões e etc, ainda mais que não se passe na nossa época. Tenho vários livros onde na maioria ou é futurístico ou é mais lá pra trás. Mas deve ser legal esse livro. :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros assim...espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive preguiça de ler esse livro, mas talvez eu dê uma chance hahah
    beeijo Isa!

    ResponderExcluir
  9. Nossa adorei sua resenha, está capa é a mais bonita na minha opinião! Espero ter a oportunidade de ler o livro, pois eu o amei.

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.