[Resenha] Três Aventuras, de vários autores


Bem, vou ser honesta. O livro é um pé no saco, na maior parte do tempo. Na verdade, nem culpo Júlio Verne ou Edgar Allan Poe (um dos meus escritores favoritos, aliás!) por essa história miserê. Sério, minha mãe o comprou pra mim em agosto ou setembro, e adivinha quando acabei de ler? É, domingo. E com muita força de vontade.
Vou dividir em 3 partes, já que são 3 contos. 

1) A Volta Ao Mundo Em 80 Dias (Júlio Verne)
Bem, quando minha mãe comprou esse livro, tinha acabado de ler o livro original, isto é, o livro da coleção "A Obra-prima De Cada Autor", então eu nem li esse primeiro. Mesmo assim, o livro - o original - é divertido. É legal, inteligente e educativo. Já essa adaptação, não sei se é por causa do meu perfeccionismo com as coisas, mas eu achei bem sem sal. Pra começar, Fura-vidas, um dos meus personagens favoritos, não chama Fura-vidas. Chama passepourt ou sei lá o quê. Hello!, isso é um livro pra gente de 12, 13 anos, pra quê colocar um nome tão complicado, sendo que tem um fácil (Fura-vidas) disponível? :d
E, sei lá, muitos dos detalhes que tem no livro, aqui não se encontra. Eu não gostei da adaptação, ponto final.

2) O Escaravelho De Ouro (Edgar Allan Poe)
Essa foi a 1ª história que li no livro, e a que mais gostei. E.A.P. é um gênio, e eu simplesmente ADORO os contos dele. São puro suspense. Esse aqui é um bom, mas, ok, eu gostei, no entanto não um dos melhores - nem maiores e talvez seja exatamente por isso que foi escolhido. O final é meio sem graça, e a melhor parte é, sem dúvida, a resolução do tal enigma.

3) O Manuscrito De Phileas Fogg (Júlio Emílio Braz)
Olha, eu adoro quando as pessoas inventam novas histórias a partir de famosas, seja para ser engraçadas (como Opúsculo) ou para mostrar uma outra visão. Mas esse conto, que diz que Phileas Fogg estava vivo, achei meio... Como digo? Sem graça. O começo, pelo menos. O final, no entanto é realmente bom, e é por isso que é o segundo que mais gosto. Não gostei lá muito do fato de que Júlio E. Braz resolveu pôr os mesmos nomes dos personagens do livro de Júlio Verne, mas ele devia estar acostumado a isso, já que o nome dele é o mesmo -qq

Pontos Positivos:
1) A história só se salva por ser do Júlio Verne, pois, de outra forma, a narração seria completamente chata.
2) A narração, ao contrário da primeira, é boa e leve, e li o conto rapidamente. Claro, E.A.P. é muito bom, mas devo dar certo crédito a Júlio E.Braz por ter "traduzido" os códigos da história tão bem.
3) Os capítulos finais são os melhores, pois é quando você mais está na expectativa de "fim de livro". :p
No Geral: há alguns pontos fortes que fazem com que os contos não fiquem totalmente chatos.

Pontos Negativos:
1)  As renovações do tradutor, mudando alguns nomes, e ocultando certos detalhes (alguns importantes).
2) O desfecho da história é meio "bobo", mas o resto é muito bom.
3) Os capítulos iniciais, em que as coisas ficam muuuuuito monótonas e um dos motivos que eu demorei tanto tempo para ler esse conto. A troca de nomes também confunde, às vezes.
No Geral: os pontos negativos do  e do  são mais medianos, mas o do primeiro... É, só a história salva :d

Personagens Favoritos:
1) Fura-vidas (Passepartourt): divertido, legal, engraçado. E bêbado -qq; ele é super fiel à Phileas Fogg e é muito bonzinho. Me agradou desde o início, com seu jeito espontâneo. Mas não chega a ser um literary crush
2) William Legrand: ele é meio maluco, super inteligente, manda em quem quiser (é, não perdeu a nobreza), e é... Um ótimo desvendador de códigos. Sem contar que ele diz a frase minha favorita do conto.
3) Passepartourt: é, meu personagem favorito é o cachorro, algum problema? haha. O fato é: o cachorro - um "pau para toda obra" - é a peça mais importante do enigma, mas só se descobre isso (ou eu pelo menos só descobri) no final, faltando duas páginas para acabar.

Melhor Parte:
1) "Foi nesse instante que Auda o olhou bem nos olhos e, carinhosamente, afirmou:
-Dizem que a própria miséria a dois é suportável.
-É o que dizem - concordou ele.
Seus olhos se encontraram, e um brilho diferente e irresistível animou-os repentinamente.
Auda estendeu-lhe a mão e perguntou:
-O senhor quer um parente e uma amiga? O senhor me quer como mulher?
-Eu a amo, Auda* - confessou Fogg finalmente. - De verdade e por tudo o que há de mais sagrado no mundo, eu a amo e sou inteiramente seu!"
*Frase favorita desse conto.
(pág 51 e 52)

2) "- Só posso supor que sejam de outros piratas. Aliás, a única explicação não poderia ser das mais simples, e, se me permite dizer, das mais terríveis. (...) Uma maneira eficiente de guardar segredo.
-Será?
-Acredite, dois golpes certeiros com uma picareta na cabeça dos infelizes enquanto estavam no buraco, e tudo estaria terminado bem rapidamente.
-Cruel, muito cruel...
-... Mas bem prático, tem de admitir.
-Francamente, Bill!
-Ora, meu amigo, um segredo bem guardado entre três homens, apenas se dois deles estiverem mortos. Não é o que dizem?*"
*Frase favorita do conto.
(pág 79)

3) "-Auda...
-Ponto final, Juninho. Siga seu rumo que seguirei o meu, que, por sinal, não é dos melhores.
-O seu avô já era, querida. Eu andei conversando com meu pai e...
-É melhor você ficar calado...
-Ah, então toquei na ferida, hem? - Ele sorriu zombeteiramente.
-Juninho... - Havia uma certa ameaça no tom de voz de Auda.
-Não gosta de ouvir a verdade, não é? Não gosta que falem mal de seu vovô?
-Meu avô é assunto...
-Seu avô é um maluco, um fracassado maluco e...
A torta de merengue parecia das mais gostosas e ainda jazia intacta em cima da mesa. Auda nem se preocupou com o seu sabor ou com qualquer outra coisa. Uma centelha de ódio e contrariedade turvou seus suaves olhos azuis de maneira preocupante. (...) No momento seguinte em que Juninho se acercou um pouco mais da jovem e tentou tocá-la, Auda agarrou-se à torta de merengue e a esfregou com grande irritação no rosto dele.*"
*Frase favorita do conto.
(pág 87)

Classificação:
(dos 3 contos juntos)
Capa: 2 estrelas
História: 5 estrelas
Narrativa: 3 estrelas
Média: 3.3 Estrelas

Conclusão:
Só leia esse livro se realmente gostar de um desses autores e tiver bastante paciência. Os livros têm seus méritos, mas quase sempre são ofuscados pelos erros. Talvez seja algo meu, por eu ter lido "A volta ao mundo em 80 dias" antes e por isso li procurando defeito, talvez seja assim mesmo. De qualquer forma, indico para pessoas que gostam de livro educativos, estilo Júlio Verne ou que curtam mistério, com Edgar Allan Poe (mas nesse caso, o melhor é comprar um livro só de mistério).

Conhecendo Os Autoress:
Júlio Verne: francês, nasceu em Nantes em 1828, e morreu em Amiens, em 1905. Começou a faculdade de Direito, mas desistiu. Casou-se em 1857 e teve um filho. Em 1863, estreou na literatura com Cinco Semanas Em Um Balão.

Edgar Allan Poe: norte-americano, nasceu em Boston, em 1809 e faleceu em Baltimore, em 1849. 

Júlio Emílio Braz: brasileiro, nasceu em 1959 em Manhumirim (Minas Gerais) e mora atualmente com a esposa Cláudia e o filho Igor no Rio de Janeiro.

Autor: Júlio Verne, Edgar Allan Poe e Júlio Emílio Braz
Editora: Atual Editora
Ano: 2006
Págs: 128
Título Original: -
Coleção: Três Por Três

13 comentários:

  1. Gentem, super completo seu post. Adorei *-*
    E claro que pode haver uma parceria. Sempre rola, hahaha :D
    Por mim tudo bem!
    Como criei um banner?
    Tipo, o meu editei no photoshop, com as imagens que queria e tals, depois... hospedei a imagem neste site: www.imageshack.com
    E aí depois, fui nesse aqui: http://www.nilsonamadeu.com/topgifsbr/gerador/caixinhalinkme.htm

    ResponderExcluir
  2. ok, aviso sim. é que eu ñ sei criar direito :d

    ResponderExcluir
  3. Olá Isah.
    Ótima resenha sua hoje. Atualizamos também e colocamos uma resenha do livro - O LADRÃO DE RAIOS - confira está bem legal.

    se cuida.

    amarchijr
    SEBOGALERIA
    MSN: amarchijunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. EU ODIEI O LIVRO TRÊS AVENTURAS!!!!! FIZ A PROVA FOI UM SACO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. MUITOO BOM ESSE LIVRO O MELHOR LIVRO QUE JA LII EM TODA MINHA VIIDA AMEIII S2 S2 S2 S2

    OOOOWN AMEI AMEI *-*

    ESSA PORRA É UMA MERDAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!! _L_

    ResponderExcluir
  6. ESSE LIVRO FOI MUITO BACANA EU ADOREI O BLOG E O LIVRO TRÊS AVENTURAS EU ADORO ESSA EDIÇÃO 3 POS 3

    ResponderExcluir
  7. ABAFAAAAAAAAAAAA AMEII TANTOO SERIO MSM ,!!!! S2 ESSAS TRES AVENTURAS FORAM OS MELHORES LIVROOS ; SEPA VOU FAZER UM OOOOWN! *-*

    ASSINADO : GILSON

    ResponderExcluir
  8. cONCORDO TOTALMENTE COM VC iSA!!

    ResponderExcluir
  9. oi pessoal a minha professora de literatura pediu para mim ler o livro eu nao li eu nao comprei (ela falou de ultima hora)eu so li isso ai mas nao entendi nadinha pq é muito pouco nem conta a historia .

    ResponderExcluir
  10. acho que deveria ter o resumo do livro au enves da opniao opniao acho que deveria ficar para os comentarios ! ;)

    ResponderExcluir
  11. o livro é horrivel ( minha opiniao ) mas era para eu ler e fazer resumo entao to procurando na internet né

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!